A PRODUÇÃO DE GELEIAS

Geleias artesanais feita com amor, pouco açúcar e no mínimo 70% de frutas frescas.

Não há limites para as geleias “Lecker essen & trinken ” de frutas, que vai desde as mais tradicionais até as com pimenta, mas todas com frutas selecionadas e da época.

Minha história começou no sul da Alemanha em 2002 e foram 14 anos bem vividos por lá, que me deram muita experiência. Me apaixonei pela culinária e principalmente pelas geleias de frutas fresquinhas que eu colhia nos campos ou comprava nos belos mercados de rua, as chamadas “Feiras Livres”.

Voltando ao Brasil, eu decidi trazer para o paladar brasileiro as receitas tradicioanais alemã misturadas as frutas, sabores e aromas brasileiros.

Aproveite o sabor da fruta - não apenas no café da manhã, mas antes ou depois das refeições, na sobremesa, com queijo ou no recheio de doces e bolos!

“Os mais preciosos ingredientes de uma refeição são as pessoas que a compartilham.”  - Kathy Lette -

 

SOBRE A PRODUÇÃO DAS GELEIAS

O segredo para uma geleia caseira de qualidade é a escolha da fruta, o sabor, o frescor o aroma, a textura, a cor, a perfeita conservação da fruta, a manipulação correta e a tecnologia adequada.

Colocar o seu amor também é importante e o amor pelas pessoas que vão saborear!

O cozimento deverá ter e ser na temperature certa, a esterelização dos utensílios, o envasse imediato, o fechamento do vidro para uma perfeita vedação, o processo de resfriamento , o armazenamento, tudo isso  é vital para a durabilidade do produto!

Sem conservantes, sem aromatizantes e sem corantes, pois fazemos a géleia para o nosso próprio consumo!

Todas as frutas devem ser bem lavadas e higienizadas antes do processo do descasque, algumas frutas podem ser cortadas, raladas ou em forma de sucos ou purê. Se forem pequenas podem ser usadas inteiras e com casca no caso dos morangos,  após serem devidamente higienizadas. Caroços devem ser removidos e coados em algumas ocasiões.

Algumas frutas passam pelo extrator de sucos elétrico ou extrator de sucos a vapor, que é uma técnica utilizada para retirar o suco clarificado ao natural, sem perder a excelência da fruta.

Processo de Cozimento
Para a gelificação, geralmente é usado um agente gelificante, como pectina natural de maçã ou agar-agar. Depois de adicionar a quantidade de açúcar e outros condimentos ou especiarias, como a baunilha, a canela, o gengibre, os cravos-da-índia ou o anis estrelado, devemos misturar e começar o processo de cozimento. Importante lembrar que os ingredientes dão um sabor refinado e precisam sempre ser harmonizados com o produto. Após o cozimento adicionar os agentes gelificantes e em poucos minutos, está pronta a sua geleia. Em seguida desligar o fogo e começar o processo imediato de envase, fechar as embalagens e inverter a posição das mesmas (colocar de boca para baixo), com o objetivo de promover o maior aqueciemtno da tampa e com isso a vedação das mesmas. Além disso, isso resulta em uma melhor distribuição dos frutos ou do creme, já que o processo de gelificação da pectina só começa no resfriamento.

Asterilização dos vidros e das tampas são de grande importância,  higiene e altas temperaturas.

Lavar o vidro com água e sabão, enxaguando-os em água corrente. A seguir, são colocados numa panela grande com água suficiente para cobrí-los. Ferver por 15 minutos . Retirar da água e deixar escorrer numa toalha ou pano bem limpo, aplique o mesmo processo para as tampas.

Antes de armazenar qualquer conserva, compota, geleia ou qualquer outro alimento, é importante que todos os frascos, garrafas e tampas estejam cuidadosamente limpos e esterilizados.

E agora,  bom apetite com as geleias “LECKER essen & trinken”.